FILOSOFANDO O COTIDIANO

O autor define com mestria o significado da FILOSOFIA ESPÍRITA vigente no atual estágio evolutivo em que nos encontramos.
Acompanhe conosco esse processo de encontros e desafios, que definem o Ser em busca de si mesmo através de ações que convergem a favor da paz e da Harmonia.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

19 de julho de 2011

DESCRIMINALIZAR OU EDUCAR?



ARTIGO COM A TEMÁTICA ACIMA, INSPIRADO PELOS NOSSOS ALUNOS DO EFE/2011, FOI PUBLICADO NO JORNAL "O CLARIM", No.03, OUTUBRO DE 2011 - FAÇAMOS VOTOS QUE AS NOSSAS AUTORIDADES SE SENSIBILIZEM COM A TRAGÉDIA QUE ORA ENVOLVE OS NOSSOS JOVENS

Há pouco ouvimos - e assistimos - às novas tentativas de se evitar o uso das drogas. Sabemos que este é um problema dos mais complexos, cuja gênese jaz no Espírito ainda imberbe de evolução, e que se apóia na precariedade dos usos e costumes em moda. A liberação das drogas, portanto, muito longe de resolver o problema, agiganta-o de forma tal, que as suas consequências seriam imprevisíveis, tanto sob o ponto de vista sócio-cultural, quanto – e principalmente, espiritual.
Vejamos o que os nossos alunos do Curso de Filosofia Espírita/2011 do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas deduziram dessa novidade. Destacamos alguns trabalhos da classe: a Vera Lucia concorda que o viciado é uma pessoa que precisa de assistência médica e terapêutica, e conclui que a responsabilidade maior cabe aos pais de crianças e de jovens que enveredam por esse caminho. Coloca que o Espiritismo é um fator de grande importância na prevenção dessa questão. Telma relata a sua experiência, quando jovem, de haver sido vítima de uma infeliz brincadeira de estudantes, episódio negativo de que nunca se esqueceu. Neide afirma: como adeptos da Filosofia Espírita, desde logo, podemos inferir que muito alem da solução simplista ou irresponsável de descriminalizar e posteriormente regularizar o uso da maconha ou quaisquer outras drogas; devemos reflexionar sobre o que leva a criatura humana, seja jovem ou adulta, a optar por esse mecanismo de autodestruição. Chris Flores cita a passagem do Evangelho de Mateus, V: 44-48: “Sede, pois, perfeitos, como Vosso Pai Celestial é perfeito”, e que deveria servir de modelo para que vivêssemos de acordo com os ensinamentos de Jesus, com responsabilidade e nunca buscando mecanismos de fuga. Floreci acrescenta a frase importante de Pitágoras, como mecanismo preventivo: "Educai as crianças e não será preciso punir os homens." A educação infantil, diz ela, é de suma importância para a formação de um adulto íntegro e comprometido com o seu próprio bem-estar e o da sociedade em que vive.
Daí concluirmos, que, muito mais do que ir em busca de alternativas paliativas e de menor eficácia, cumpre à sociedade atuar em conjunto com as autoridades, e com os profissionais da saúde, bem como especialistas no comportamento humano, no sentido de minimizar o consumo de drogas ilícitas até aboli-las, punir educando os infratores, assistir aos enfermos do vício.
Porém, acima de tudo, o Espiritismo é – e sempre será, na opinião de todos os alunos, a ferramenta para o esclarecimento, a vivência mais pura do Evangelho de Jesus com discernimento e enobrecimento para o Espírito.

2 de julho de 2011

FÉRIAS...


HÁ FÉRIAS PARA OS BONS ESPÍRITAS?
AS CONVENÇÕES SOCIAIS NOS DIZEM QUE JULHO É MÊS DE DESCANSO, DE ESPAIRECIMENTO, DE ESQUECER COMPROMISSOS, TRABALHO, PESSOAS ENVOLVIDAS CONOSCO NESSE COTIDIANO.
O SÁBIO ESPÍRITO EMMANUEL DISSE CERTA VEZ QUE NÃO ESTÁVAMOS REENCARNADOS EM SISTEMA DE FÉRIAS, MAS DE MUITO, MUITO TRABALHO.
ENTÃO, REPETIMOS...HÁ FÉRIAS PARA OS BONS ESPÍRITAS?
VIVEMOS UM PERÍODO DOS MAIS GRAVES PARA A EVOLUÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA. SOMOS ENVOLVIDOS A TODO MOMENTO PELAS NOTÍCIAS TRAZIDAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E QUE NOS COLOCAM EM ESTADO DE ALERTA. ALGUNS DIRIAM: “AH, MAS MUITA COISA BOA ESTÁ ACONTECENDO...”
CERTAMENTE QUE “MUITA COISA BOA” ESTÁ ACONTECENDO....POR PARTE DAQUELES QUE NUNCA TIRAM FÉRIAS, QUE TRABALHAM ININTERRUPTAMENTE, E QUE FAZEM DE SUAS VIDAS UM VERDADEIRO MANANCIAL DE REALIZAÇÕES RESPONSÁVEIS E PLENAS DE ALTRUÍSMO.
DESTA FORMA, AS PEQUENAS PAUSAS QUE DENOMINAMOS “FÉRIAS” SERVEM PARA REFLEXÃO, LEITURAS, CONVIVÊNCIA COM OS FAMILIARES, COM OS AMIGOS.
TAMBÉM PARA REAVALIAÇÃO DE CAMINHOS...
SIGAMOS OS CONSELHOS DE EMMANUEL, SIGAMOS OS EXEMPLOS DAQUELES QUE, COM SUA DEDICAÇÃO AO BEM, DE QUALQUER FORMA MANIFESTADO, MODIFICAM O QUADRO DE PENÚRIA INTELECTUAL E MORAL QUE ORA ATRAVESSAMOS.
TRABALHEMOS, ESTUDEMOS, PESQUISEMOS, SEJAMOS OS TRABALHADORES DO SENHOR (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XX, item 5, mensagem do Espírito da Verdade), NESTE MOMENTO IMPORTANTE PARA AS NOSSAS VIDAS.

EFE Filosofia Espírita

EFE Filosofia Espírita
Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz

EFE- Educação Mediúnica com base na Filosofia Espírita

EFE- Educação Mediúnica com base na Filosofia Espírita
Grupo Espírita Irmão Carmello

ÁGORA - Trailler oficial