"CADA FASE DA EVOLUÇÃO HUMANA SE ENCERRA COM UMA SÍNTESE CONCEPTUAL DE TODAS AS SUAS REALIZAÇÕES." (J.H.PIRES)
FILOSOFANDO O COTIDIANO
O autor define com mestria o significado da FILOSOFIA ESPÍRITA vigente no atual estágio evolutivo em que nos encontramos.
Acompanhe conosco esse processo de encontros e desafios, que definem o Ser em busca de si mesmo através de ações que convergem a favor da paz e da Harmonia.
Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)
Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.
28 de julho de 2012
O MUNDO QUE QUEREMOS (2)
Ontem, 27 de julho de 2012, as Olimpíadas de Londres foram abertas. Muito mais do que apenas disputar, há o consenso de participação, de autosuperação, de confraternização entre os povos, entre atletas de diferentes culturas dos cinco continentes, num dos aspectos que podem unir a todos: o esporte, além da música. E ambos estavam presentes na festa de Abertura de ontem.
Os ingleses encenaram quadros sobre a história do Reino Unido (lógico), com apelo shakespeariano à união e ao destemor (discurso de Rei Lear com o ator Kenneth Branagh) mas também deixaram claro que apoiam iniciativas que induzam à Paz e a Confraternização. Um exemplo disto foi a presença da brasileira Marina Silva, que entrou carregando a bandeira com os anéis olímpicos juntamente com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o maestro argentino Daniel Barenboim (veja o nosso artigo logo abaixo) e prêmios Nobel da Paz. A ex-ministra brasileira é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em defesa do meio ambiente. O único momento dissonante da festa foi a entrega da bandeira por parte dos portadores representantes da Paz a militares das três armas - num significativo "recado" subliminar porém evidente de que quem mantém a "paz" é a guerra; a presença dos guarda-costas junto a presidentes ou seus representantes, e do aparato militar presente na cidade que o diga.
A Filosofia Espírita, que chegou até nós num dos momentos mais importantes de nossa evolução, num país que, embora portador da bandeira "Igualdade, Fraternidade e Liberdade" foi quase destruído pela 1a. Guerra Mundial e na sua sequência (já que apenas fora assinado um armistício em 1917), deixa claro que essa duplicidade, essa convivência entre a Paz e a guerra tem que terminar. Seja porque ela é fomentada pelos interesses mesquinhos dos líderes das nações, seja porque o ser humano ainda a mantém ( a guerra) dentro de si.
Um sinal inequívoco de que a maioria opta pelas ações em prol da Confraternização universal, com apoio aos Pacificadores, foi a presença deles carregando a bandeira branca das Olímpíadas, bem como a presença dos corajosos atletas dos países que se encontram em guerra atualmente, a destacar os sírios e o olhar de seu porta bandeira, ao mesmo tempo alegre, pela presença na festa olímpica e triste pela tragédia que ocorre em seu país.
O mundo que queremos passa pelo respeito à Vida, de qualquer forma manifesta. Os ensinamentos dos grandes mestres e do maior deles, Jesus de Nazaré, evocam sempre essa mensagem: fomos criados pelo e para o Amor - amor sublimado que se expressa através de gestos como esse que acabamos de ver. Porém, os pequenos gestos do cotidiano refletem a nossa adesão ao Bem, aquele Bem definitivo que todos ansiamos ver nos outros, mas que poucas vezes temos exercitado em nós mesmos de forma definitiva.
Fotos: arquivo Sonia Theodoro da Silva; Imagens: TV Record, São Paulo.
26 de julho de 2012
CONCERTO DE ABERTURA DAS OLIMPÍADAS
Convidamos a todos a ouvir pela Rádio Cultura FM e a assistir pela TV, dia 27 de julho, 6a. feira, a partir das 14:30hs, a transmissão da Festa de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. O Concerto de Abertura apresentará a bela peça Ode à Alegria, do Concerto No. 9 de Beethoven, com a orquestra formada por israelenses, árabes e palestinos, num veemente apelo à Paz naquela região, por intermédio da música - ouça trechos no vídeo ao lado. Abaixo, os comentários sobre a orquestra, obtido pelo You Tube, no link da apresentação:
The West-Eastern Divan Orchestra was founded by Daniel Barenboim and the late Edward Said. It consists of young, highly talented Israeli and Arabian musicians and was founded to increase the dialogue between young people in the Middle East and represent the peaceful collaboration of the two cultures. In standard comparable to the most established orchestras, it combines tonal beauty and transparency with youthful expressiveness, passion and exuberance. This technically brilliant and incredibly enthusiastic orchestra brings out all levels of Beethoven's 9th symphony and we listen to Beethoven at his very best: exuberant, emotional, lucid, tender, clear, triumphant... simply magnificent! Needless to say, Daniel Barenboim conducts excellently and outstanding singers Angela Denoke, Waltraud Meier, Burkhard Fritz and René Pape contribute tremendously to this unforgettable concert. The standing ovations are well deserved!
5 de julho de 2012
ALLAN KARDEC e a REVISTA ESPÍRITA
A REVISTA ESPÍRITA, de ALLAN KARDEC, representa a maior fonte de pesquisas para os espíritas conscientes de seu papel junto à própria consciência e à sociedade.
O prof. Rivail, como discípulo dileto de Jesus de Nazaré legou-nos a herança de seu trabalho, pareceres e ponderações sobre os mais diversos temas, extremamente atuais, e que representam o acervo científico-filosófico-religioso do Espiritismo.
Consultar os seus volumes, pesquisar em seus fascículos não somente enriquece, mas revigora e estimula o nosso pensamento, oferecendo-nos outra visão de mundo, desprovida de atavismos pessoais ou históricos, e de sistemas filosófico-dogmáticos e cientificistas.