Comunicamos a desencarnação do dedicado companheiro Hermínio Correa Miranda, aos 93 anos de idade, ocorrido no dia 8 de julho na cidade do Rio de Janeiro.
Hermínio C. Miranda colaborou durante muitos anos com a revista Reformador, escrevendo a seção “Lendo e Comentando” e com artigos avulsos. Pela Editora da FEB, tem publicado os livros: As Marcas do Cristo (2 Volumes), Sobrevivência e Comunicabilidade dos Espíritos, Nas Fronteiras do Além, Reencarnação e Imortalidade, Candeias da Noite Escura, e outros esgotados. (Fonte:09/07/2013: http://www.fec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=975&catid=35)
Prestamos neste blog a singela homenagem ao grande espírita que foi o prof. Hermínio Miranda.
Hermínio Correa de Miranda também escreveu:
1) TEMAS SOBRE CRISTIANISMO:
"CRISTIANISMO - A MENSAGEM ESQUECIDA", "O EVANGELHO DE TOMÉ", "OS CÁTAROS E A HERESIA CATÓLICA";
2) TEMAS SOBRE REENCARNAÇÃO: Além dos citados no comunicado acima, em especial "REENCARNAÇÃO E IMORTALIDADE", onde o autor estuda a excepcional mediunidade psicográfica de TAYLOR CALDWELL (autora, dentre outros de A Glória que passou, sobre a história de Péricles e Aspásia, no Século V a.C., século onde nasceram Sócrates, Platão e Aristóteles, Sófocles, Eurípedes, Fídias e muitos outros artistas, poetas, escritores e filósofos do famoso Século de Péricles, o grande mecenas das Artes e da Filosofia, Um Pilar de Ferro, história de Cícero, orador e filósofo romano, Eu, Judas, sobre Judas Iscariotes, MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS, sobre o apóstolo Lucas, O GRANDE AMIGO DE DEUS, sobre Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios); "ARQUIVOS PSÍQUICOS DO EGITO" (um excepcional estudo analítico sobre a história, a língua escrita e falada no Egito Antigo, feito por estudiosos ingleses através da mediunidade de Rosemary); "EU SOU CAMILLE DESMOULINS" (sobre a vida e morte do jornalista francês, um dos intelectuais da Revolução Francesa, naquele momento reencarnado no Brasil); "AS MIL FACES DA REALIDADE ESPIRITUAL" (onde comenta a "aventura póstuma" do famoso herói inglês, Lawrence da Arábia), dentre outros;
3) PEDAGOGIA ESPÍRITA:
"NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS", e outros;
4) ESTUDOS SOBRE OS MECANISMOS MENTAIS:
"A MEMÓRIA E O TEMPO", "MEMORIA CÓSMICA", "ALQUIMIA DA MENTE", dentre outros;
5) TEMAS SOBRE MEDIUNIDADE e OBSESSÃO/DESOBSESSÃO:
"DIVERSIDADE DE CARISMAS", "DIÁLOGO COM AS SOMBRAS", a coletânea de estudos sobre desobsessão, iniciado com "A IRMÃ DO VIZIR", "CONDOMÍNIO ESPIRITUAL", "O MISTÉRIO DE EDWIN DROOD" (estudo sobre a obra inacabada de Charles Dickens, completada por médium inglês após a morte do primeiro), e muitos outros;
6) A destacar, um estudo sobre PROGRESSÃO DE MEMÓRIA, realizado nos EUA e que mereceu a sua atenção conforme os estudos espíritas que conhecia profundamente;
Hermínio Miranda foi autor de inúmeros artigos, muitos dos quais se tornaram livros, como alguns dos citados acima. Fluente em inglês, pesquisador de pesquisadores norte-americanos e ingleses, em estudos sérios sobre espiritualidade e reencarnação.
Pessoalmente, tive o prazer de encontrá-lo algumas vezes em Congressos, onde modesto, dizia preferir o discreto escritório de seus estudos, e pela primeira vez, ao lado da sra. Deolindo Amorim, sra. Delta Amorim, quando autografava o livro do recém desencarnado e grande professor no qual tivera participação importante: O ESPIRITISMO E OS PROBLEMAS ATUAIS.
Nunca esquecerei a sua cordialidade fraterna, a sua gentileza e simplicidade diante de uma jovem iniciante nos estudos e pesquisas espíritas que era eu mesma, feliz por estar frente a um dos maiores estudiosos e pesquisadores que o Espiritismo já pudera ter no Brasil. O professor Hermínio, diante de meu imenso respeito e emoção, fraternalmente conversou comigo, sobre a nossa grande paixão tornada objetivo de vida: o Espiritismo.
Parte de sua obra compõe o acervo de obras pesquisadas para o Projeto Estudos Filosóficos Espíritas - esta é a singela homenagem que pudéramos prestar ao grande estudioso, além de fazê-las constar dos programas deste Projeto. Que Jesus possa recebê-lo em seus braços - e que ele, espírita que jamais se utilizou do Espiritismo como degrau ascensional para os seus interesses pessoais, possa orar por todos nós, espíritas imperfeitos e ainda imaturos diante da grande obra dos Espíritos do Bem.
Sonia Theodoro da Silva - São Paulo, 09 de julho de 2013.