FILOSOFANDO O COTIDIANO

O autor define com mestria o significado da FILOSOFIA ESPÍRITA vigente no atual estágio evolutivo em que nos encontramos.
Acompanhe conosco esse processo de encontros e desafios, que definem o Ser em busca de si mesmo através de ações que convergem a favor da paz e da Harmonia.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

12 de junho de 2012

ECOLOGIA ESPIRITUAL: O MUNDO QUE QUEREMOS...



O MUNDO QUE QUEREMOS passa pela necessidade de cuidarmos... de que exatamente? De tudo o que nos cerca - hoje, mais do que nunca precisamos adotar o comportamento de Cuidadores. Aquele que cuida também ama, também é zelador do bem estar de todos; essa atitude convida a que tenhamos um novo olhar sobre tudo. Desde o pequeno vaso de plantas em nossos lares, a árvore da rua (e que quase sempre está em péssimo estado de conservação), o animal que passa, o pequeno animal que temos em casa. Estes são cuidados imediatos e visíveis, portanto chamam a nossa atenção.

Mas existe um outro tipo de cuidado que, por ser invisível, extremamente necessário, mas cuja ação enfrenta os nossos interesses imediatos, acaba por ser deixado de lado, posto à parte, pois não atende ao nosso imediatismo. É o automóvel - hoje vendido a preços irrisórios, portanto de fácil acesso - e a poluição que ele causa, é a imobilidade do trânsito, é a sua indústria mantenedora. É o incrível excesso de embalagens nos supermercados - sacos plásticos? Já foram superados pela incrível quantidade de outros compostos químicos que compõem caixas, caixinhas e caixões de produtos comestíveis, de limpeza, etc., etc.

O ser humano é contraditório - a cada medida de preservação que toma, em seguida vem outra que anula a providência tomada. Será uma necessidade interna, de compensação psicológica? Talvez. Preferimos acreditar que muitos ainda sofremos de uma imensa imaturidade espiritual.

O Cuidador não somente toma pequenas decisões de preservação, mas toma grandes decisões de mudança de hábitos pessoais e familiares, é aquele que educa mas que também age de acordo. De nada adianta clamarmos pela preservação de nossas florestas se continuamos a poluir o ar, a permitir que as Prefeituras cortem árvores ao invés de cuidar para que não se deteriorem. De nada adianta economizarmos água se continuamos a utilizar produtos não degradáveis, a jogar lixo nas ruas, etc. etc.

Iniciativas como a RIO+20 sempre serão bem vindas - porém, acima dessas decisões globais e governamentais, a decisão de não poluir e de cuidar e de preservar passa por NÓS. Todos nós temos esse poder - o que nos distingue é como o utilizamos. Planeta de regeneração ? Como cuidamos desse planeta hoje ?
Platão, em sua época, se preocupava com o desmatamento das florestas nos arredores de Atenas, para a construção e reparos da frota de navios grega. E você, hoje, no século XXI? Já tomou a sua decisão de Cuidar do espaço que lhe coube neste Planeta?

O Vitor e a Fatima já tomaram essa iniciativa; a lagarta da foto foi recolhida nos jardins do Centro Espírita Nosso Lar, em São Paulo, para que tivesse a sua vida preservada dos predadores naturais - ela crescerá e se transformará em linda borboleta - tal como gostaríamos que esse planeta fosse; de lagarta que ainda é, para o despertamento belo e grandioso nas asas de uma borboleta colorida e plena de Vida. Faça a sua parte, seja um Cuidador.


EFE Filosofia Espírita

EFE Filosofia Espírita
Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz

EFE- Educação Mediúnica com base na Filosofia Espírita

EFE- Educação Mediúnica com base na Filosofia Espírita
Grupo Espírita Irmão Carmello

ÁGORA - Trailler oficial