FILOSOFANDO O COTIDIANO

O autor define com mestria o significado da FILOSOFIA ESPÍRITA vigente no atual estágio evolutivo em que nos encontramos.
Acompanhe conosco esse processo de encontros e desafios, que definem o Ser em busca de si mesmo através de ações que convergem a favor da paz e da Harmonia.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

10 de maio de 2013

MINHA MÃE



Sempre recebeu a todos com um sorriso nos lábios; sempre teve uma palavra de conforto aos necessitados, amparando-os com alimentos, roupas, artigos de primeira necessidade; sempre procurou auxiliar as pessoas que a cercavam, inclusive familiares, porém preservando a mais absoluta discreção com relação às questões humanas. 

Sempre atribuiu à família a máxima importância, procurando preencher o vazio que o marido, falecido precocemente, deixara nos corações das filhas. Casou-se muito jovem com Luiz, e ao enviuvar, dispôs-se a trabalhar para completar a tarefa de educação da filha menor, já que a do meio casara-se, e a adotiva morava nos Estados Unidos (esta última, adotada em palavras, já que sempre foi sua filha do coração). 

A vida premiou-lhe com grandes dissabores que soube superar com coragem, empenho e um sorriso. Na juventude, trabalhou no atelier do próprio pai, como sua assistente, ao mesmo tempo em que estudava, ajudava à mãe (ambos italianos) e aos irmãos, por quem sempre nutriu imenso afeto. Ao casar-se, a dedicação estendeu-se à família do marido, procurando superar as dificuldades iniciais de relacionamento.

Às perdas - pois não as julgava como tal –, Deus, dizia ela, sabe melhor do que nós o que precisamos. E elas, as perdas, se sucederam, ao longo de toda a sua longa jornada. Porém, jamais lamentou-se, jamais buscou culpados frente aos dissabores naturais que a vida nos coloca. Já avó, tratava aos netos com igual afeição, procurando orientá-los e direcioná-los para uma vida digna e correta. Às conquistas acadêmicas,  profissionais e pessoais destes, alegrava-se alertando-os quanto às responsabilidades a serem assumidas.
Residia em nossa companhia, mas seus últimos anos, difíceis devido aos desafios que a saúde precária lhe ofertava, passou-os  estudando sobre a vida nas dimensões espirituais. Passávamos longas noites conversando e trocando ideias, tendo como ferramenta de estudos os livros que eu mesma lia em voz alta, já que a visão lhe falhava: “Nosso Lar”, “Voltei”, além de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”(seu livro de cabeceira), “O Livro dos Espíritos”, “Paulo e Estêvão” e muitos outros. Seus últimos pensamentos foram em direção aos familiares. Mas também aos demais pacientes que a cercavam no mesmo andar do Hospital: ore por eles, dizia.

Sua coragem, dignidade e a aceitação natural com que enfrentou todos os desafios existenciais, o exemplo que deixou às filhas, aos netos, a todos os que a cercavam, redimensionou as nossas vidas. Exemplo de mulher e de mãe, a ela direciono hoje, Dia Universal das Mães, o meu pensamento de imenso respeito e carinho.  A sua ausência, nesta dimensão, foi preenchida com a sua história. Soubemos de sua chegada às dimensões extra corporais, do seu repouso inicial até as tarefas que lhe couberam e que, hoje, preparam-lhe a trajetória infinita. 
A você, minha mãe, minha amiga Clelia, exemplo de coragem na adversidade, meu espelho e meu estímulo, a minha imensa saudade – e a minha alegria,  por tudo o que compartilhamos, por sua herança valiosa de paz e de amor. E como você nunca deixou de pensar no próximo, a nossa homenagem se estende a todas as Mães, através de você.
    



EFE Filosofia Espírita

EFE Filosofia Espírita
Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz

EFE- Educação Mediúnica com base na Filosofia Espírita

EFE- Educação Mediúnica com base na Filosofia Espírita
Grupo Espírita Irmão Carmello

Carl Sagan - Biblioteca de Alexandria e o Conhecimento clássico

Carl Sagan - Biblioteca de Alexandria e Hipácia

ÁGORA - Trailler oficial