FILOSOFANDO O COTIDIANO

O autor define com mestria o significado da FILOSOFIA ESPÍRITA vigente no atual estágio evolutivo em que nos encontramos.
Acompanhe conosco esse processo de encontros e desafios, que definem o Ser em busca de si mesmo através de ações que convergem a favor da paz e da Harmonia.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

27 de maio de 2012

Tolerância e Negligência

Quadro:"Emaús", de Michelângelo Uma das atitudes mais difíceis de serem assimiladas pelo ser humano é a de ser tolerante, mormente quando se tratar de tolerância religiosa. No século XVII um fato abalou a França e foi motivo de um livro publicado e amplamente discutido por Voltaire (Tratado sobre a Tolerância): a condenação à morte de um protestante inocente, na cidade de Toulouse, tradicionalmente católica, sentença esta proferida sob forte influência de ânimos exaltados dos católicos. O assunto é atualíssimo, na medida em que não somente erros judiciários, mas o próprio cotidiano de países teocráticos estimulam a intolerância religiosa em grande escala em todo o mundo. O próprio século XX demonstrou, como pano de fundo, os motivos pelos quais países se envolveram em guerras de extermínio motivados pela ascendência de lideranças sob a influência deste ou daquele ponto de vista religioso com suas consequências nefastas. Por outro lado, negligenciar atitudes que poderiam minimizar ou até extirpar da convivência humana a ausência de respeito pelas múltiplas crenças existentes no planeta, é negar ao ser humano o direito à manifestação de sua fé, seja ela com qual roupagem se apresente. Neste mister, Allan Kardec, no rastro de Jesus de Nazaré enfatizou o caráter universal do Espiritismo, como “auxiliar das religiões” naquilo que todas elas possam ter em comum: o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos. (Publicado no The Journal of Psychological Society, na Inglaterra, Alemanha, França, Itália e Espanha, maio-junho 2012)

EFE Filosofia Espírita

EFE Filosofia Espírita
Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz

EFE- Educação Mediúnica com base na Filosofia Espírita

EFE- Educação Mediúnica com base na Filosofia Espírita
Grupo Espírita Irmão Carmello

Carl Sagan - Biblioteca de Alexandria e o Conhecimento clássico

Carl Sagan - Biblioteca de Alexandria e Hipácia

ÁGORA - Trailler oficial